sexta-feira, 17 de julho de 2009

Contação de Histórias em Sala de Aula

- Tem por objetivo resgatar o gosto por ouvir histórias. Sabe-se que nossos alunos tem muito pouco desenvolvido esse gosto por não terem, ou terem muito pouco desenvolvido esse hábito em seus lares.

Todas as quartas-feiras a escola inicia as aulas com quinze minutos de leitura em sala de aula. Em cada quarta feira, tanto no período matutino quanto no período vespertino, uma sala é eleita para receber a contação de uma história. Entre elas podem ser clássicos, contos, artigos de jornal ou revistas, conforme a série escolhida.
A seguir são feitas as anotações em planilha sobre a turma selecionada em tal dia e que história ouviu.
Resultado obtido nesse projeto é a alegria que se vê nos alunos no momento em que entro na sala, bem como receber a indagação de quando voltarei para uma nova contação.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Caça à Leitura

Projeto desenvolvido por mim e pela ATP Taíse

- Mais uma vez o objetivo é despertar o desejo pela leitura.
Buscamos desenvolver alunos leitores para conseguirmos no futuro uma sociedade letrada, que não apenas decodifique sinais e sim os compreendam.

Histórias de livros são xerocadas, pintadas, coladas em folhas enumeradas. A seguir cada folha recebe uma pista de onde os alunos encontrarão a sequência da história e dessa forma as folhas contendo os textos são espalhadas. Quando o aluno terminou de ler a história tem como última tarefa realizar o que se pede na última págiva. Pode ser, contar a história para mim, preencher uma mini ficha de leitura, criar outro final para a história, etc. O nome do aluno é anotado, juntamente com a série em que estuda.
Observa-se assim que turmas estão sendo mais influenciadas pela brincadeira, a lerem e quais precisam de mais incentivo. Percebemos que estimulos a leitura como esse projeto tem trazido benefícios para a sala de aula e principalmente ao próprio aluno.